Práticas Pedagógicas em Epistemologia

Professor, você não sabe como operacionalizar os conteúdos de epistemologia em sala de aula?

Criamos este espaço para divulgar as aplicações práticas dos conteudos de epistemologia desenvolvidas pelos alunos ao longo da disciplina. Aqui, você vai encontrar diversas formas de aplicação pedagógica das diversas correntes epistemológicas existentes dentro do campo da Administração. 

Vem com a gente!!

        Fonte: Dicio (2022).

Demarcação científica e critérios de cientificidade: conceituando a epistemologia

Nesta aula inaugural da discplina de Epistemologia, é muito importante trabalhar os conceitos que permeiam o tema. A aula iniciou com uma breve exposição do contexto que perpassa, historicamente, a evolução da epistemologia, bem como os principais conceitos relacionados a este campo de estudo. 

Após esta breve exposição, os alunos foram convidados a participar da dinâmica World Café, que buscou discutir os conceitos relacionados à disciplina de epistemologia. A dinâmica World Café é uma metodologia ativa de aprendizagem, na qual os alunos são organizados em pequenos grupos de pessoas, dispostos em mesas redondas, havendo rotação dos alunos entre as mesas. 

Foram elaborados cartazes com os conceitos Ontologia, Epistemologia, Metodologia, Paradigma e Teoria, cartazes estes que ficaram dispostos em meses ao longo da sala. Os alunos foram divididos em grupos, que tinham a tarefa de inserir definições sobre os termos apresentados nos cartazes. Após o decorrer de um período de tempo, os alunos passavam para o próximo cartaz, tendo a tarefa de, novamente, inserir definições a respeito do termo que estava no cartaz. A dinâmica de rotação finalizou quando todos já haviam passado por todos os termos. Além disso, havia uma pessoa fixa em cada cartaz, cuja tarefa era incorporar todos os conceitos apresentados pelos alunos e elaborar uma definição do termo.  

                  Fonte: acervo pessoal (2022).

                 Fonte: acervo pessoal (2022).

As origens do pensamento moderno: da Antiguidade Clássica ao empirismo e ao racionalismo

Para entender Epistemologia, é muito importante que o estudante saiba a história do pensamento científico. Afinal, as origens da ciência hegemônica remetem à Ciência Moderna, fundamentalmente, ao racionalismo e ao empirismo, de Descartes e Bacon, respectivamente. Mas e na Administração, que, em tese, é uma Ciência Social Aplicada, como isso se desdobrou?

Essa aula iniciou com um exposição da professora, acerca do conteúdo relacionado às origens do pensamento moderno, tendo como foco central o debate entre racionalismo e empirismo e suas origens em Descartes e Bacon.

Posteriormente, os alunos trouxeram este debate para o campo da Administração, remetendo a Taylor e Fayol, os precursores da abordagem clássica e científica da Administração. 

Fonte: Google imagens (2022).

Os alunos apresentaram, em forma de encenação, um diálogo entre Taylor e Schmidt, um trabalhador que Taylor pretendia selecionar. A partir do diálogo, os alunos foram convidados a refletir sobre o racionalismo e o empirismo sob o viés da teoria da Administração. Para tanto, foram feitas as perguntas: 

1) A teoria da administração é considerada científica por quais critérios?

2) A teoria de Taylor foi construída de forma empírica ou racional?

A tarefa dada aos alunos inseria o diálogo entre Taylor e o trabalhador dentro do racionalismo e empirismo. Os alunos eram convidados, a partir das perguntas acima, a refletir os aspectos do diálogo e das teorias de Taylor e Fayol sob as lentes do racionalismo e do empirismo. 

Outra forma de abordar o tema, que foi utilizada em outra aula, é através de desafios. Nesta prática, os alunos foram convidados a responder desafios que eram apresentados a eles em formato de cards, com base em Bacon e Descartes. 

     Fonte: acervo pessoal (2022). 

Da guerra das ciências à ciência hoje: e se jamais tivéssemos sido modernos?

Nesta aula, foram trabalhados os conceitos relacionados a Bruno Latour e seu distanciamento da Epistemologia Clássica, cujas raízes se centram na Ciência Moderna. 

O livro Jamais Fomos Modernos, de Bruno Latour, teve trechos selecionados pelos alunos para trabalhar em forma de Cordel. Um Cordel é uma espécie de gênero literário, cujos trechos são publicados em forma de folheto. 

O Cordel trabalhado em sala de aula foi organizado em três partes, conforme os capítulos do livro de Latour. Portanto, foram separados em sínteses, do capítulo 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, respectivamente. Os alunos selecionaram trechos relevantes de cada par de capítulos e fizeram poemas com estes trechos. 

Como atividade, os estudantes deveriam complementar os poemas apresentados no Cordel, com novas estrofes. 

                     Fonte: acervo pessoal (2022). 

                        Fonte: acervo pessoal (2022). 


                                      Fonte: acervo pessoal (2022). 

O cordel também pode ser construido com imagens, como foi realizado por estudantes que fizeram a disciplina em outro semestre. 

                      Fonte: acervo pessoal (2022). 

                                                     Fonte: acervo pessoal (2022). 

O criticismo kantiano: um ponto de inflexão

Nesta aula, os alunos dividiram a turma em duplas e foi aplicado um quiz, no surveymonkey, que tratava dos aspectos da obra de Kant, cujas leituras foram sugeridas e, para além das leituras da aula, foram trabalhados aspectos sobre a moral kantiana. As duplas responderam ao quiz e, ao final, foi oferecido um prêmio para o vencedor do quiz, que optou por dividir o prêmio com a turma. 

Por fim, o grupo fez uma encenação, que tematizava a racionalidade kantiana em relação às discussões empreendidas no campo da administração, com ênfase nos trabalhos do professor Maurício Serva, que retoma as noções da racionalidade instrumental e substantiva. 

A dinâmica foi encerrada com música ao vivo, a cargo de um dos colegas. 

 Fonte: acervo pessoal (2022). 

O positivismo e seus desdobramentos nas ciências sociais

Nesta aula, os alunos dividiram a turma em equipes e realizaram uma espécie de "gincana", envolvendo caça palavras, jogo da forca, e outras tarefas. A turma foi dividida em três grupos, as tarefas valiam pontos e os vencedores receberiam um prêmio.

                      Fonte: acervo pessoal (2022). 

No jogo da forca, os alunos precisavam encontrar uma citação do livro de Durkheim, sobre fato social. O grupo que encontrasse a citação primeiro era o vencedor dessa tarefa. 

                                   Fonte: acervo pessoal (2022). 

Ao final da gincana, o grupo que acumulasse mais pontos era o vencedor e, consequentemente, recebia o prêmio. 

O utilitarismo e a sua relação com o individualismo metodológico

Nesta aula, os alunos aplicaram tarefas distintas sobre o conteúdo da disciplina, individual e em grupos. A primeira tarefa era individual. Os alunos precisavam preencher palavras relacionadas ao conteúdo e aos trechos dos textos em um "criptograma" de epistemologia, relacionado ao Utilitarismo.

         Fonte: acervo pessoal (2022). 

As tarefas da sequência eram em grupo: a primeira consistia num jogo de perguntas e respostas, feito no Mentimenter, onde os alunos eram convidados a responder, em grupos, 10 perguntas relacionadas ao conteúdo da aula. Por fim, os alunos foram divididos em dois grandes grupos, receberam cartazes e cada grupo tinha uma tarefa. 

Grupo 1: escrever aplicações positivas do Utilitarismo nas organizações. 

                       Fonte: acervo pessoal (2022). 

Grupo 2: escrever aplicações negativas do Utilitarismo nas organizações. 

                             Fonte: acervo pessoal (2022).

Por fim, os cartazes foram postos lado a lado e discutidos no grande grupo. 

                                Fonte: acervo pessoal (2022).


As dialéticas de Hegel e Marx

Nesta aula, foram apresentados dois vídeos para os alunos, ilustrando situações em que pode ser observado um problema que poderia ser investigado através da dialética. Os alunos assistiram os dois, que mostravam dois pontos de vista sobre a mesma situação. Logo, nota-se tanto a relação entre dois polos, como na dialética de Marx, mas também a tese, a antítese e, por consequência, a síntese, que são elementos presentes na dialética de Hegel. 


                                            Fonte: acervo pessoal (2022).

Após a apresentação dos dois vídeos, os alunos foram convidados a elaborar um esboço de pesquisa seguindo três paradigmas: positivismo ou utilitarismo, dialética marxista e dialética hegeliana. Portanto, os alunos foram divididos em 3 grupos, e cada grupo ficou responsável por um paradigma de pesquisa e seu respectivo desenho. 

     Fonte: acervo pessoal (2022).

Por fim, os desenhos de pesquisa adotados por cada grupo foram debatidos em sala de aula, à luz das teorias utilizadas por cada paradigma. 

                                    Fonte: acervo pessoal (2022).


A fenomenologia de Husserl a Schutz

Nesta aula, cujo tema era a fenomneologia, foi realizada um sessão de cinema com os alunos, que assistiram ao filme Dom Quixote. Foram selecionados alguns trechos do filme para transmitir aos alunos no que consiste a fenomenologia. 

O filme fala sobre os relatos de Dom Quixote, que se considera um cavaleiro medieval, e seu fiel escudeiro, atribuído ao cargo pelo próprio Dom Quixote: Sancho Pança. 

No filme, Dom Quixote, seu cavalo Rocinante, e Sancho Pança lançam-se a aventuras, interpretadas de uma forma por Dom Quixote, de outra forma por Sancho Pança, e de outras formas, conforme o olhar das pessoas que o rodeiam. Pessoas presentes na mesma história a enxergam de formas diferentes. Essa é a essência da fenomenologia: a experiência individual. 


                   Fonte: acervo pessoal (2022).

                          Fonte: acervo pessoal (2022).

Após a apresentação dos trechos do filme, foi discutido com os alunos a respeito da relação entre o filme e a fenomneologia.

Um questionamento foi lançado: olhando para todas as experiências e acontecimentos do filme, o que podemos captar como comum dentre todas as diferenças?

Esse é o principal objetivo da fenomenologia. 

O neo-positivismo do Círculo de Viena, o neo-racionalismo de Popper e o estruturo-funcionalismo de Parsons

Nesta aula, iniciamos o assunto do neopositivismo, neo-racionalismo e estruturo-funcionalismo. Tais temas são divisores de águas quando pensamos a relação entre a epistemologia geral e a epistemologia específica da administração. É aqui que começamos a nos aprofundar. 

Em relação às práticas pedagógicas realizadas em aula, num primeiro momento, os alunos receberam conjuntos de palavras e tinham a tarefa de elaborar sentenças/proposições acerca da realidade, juntando as palavras e formando três frases, com base em um dos textos da aula.

                Fonte: acervo pessoal (2022).

                                              Fonte: acervo pessoal (2022).

Na sequência, foi realizada uma dinâmica que consistia numa espécie de telefone sem fio. Contudo, não era através da fala, mas sim através de gestos. Os alunos foram organizados em dois grandes grupos, organizados em duas filas. O primeiro aluno da fila deveria pensar em três gestos e transmiti-los para o seguinte, até chegar ao último. Enquanto isso, os alunos do outro grupo observavam, e vice-versa. 

             Fonte: acervo pessoal (2022).

Crítica da Ciência na Filosofia e a emergência do construtivismo 

A partir da crítica da Ciência na Filosofia, esta aula trabalhou a emergência do construtivismo, que versa sobre uma nova forma de interpretar a realidade, uma forma que difere diametralmente do neo-positivismo. 

Pensando a realidade de uma forma construtivista, a dinâmica dos comitês dessa aula foram realizadas de uma forma diferiu bastante do que vinha sendo apresentado até então: os alunos organizaram um piquenique, desta vez, fora da sala de aula, na parte externa da universidade. 

Os alunos se organizaram na parte externa, sentando na grama do pátio da universidade. Nesse contexto, aconteceram várias coisas inesperadas, elementos externos que interferiram na dinâmica, 
como a presença de mosquitos, barulhos, dinâmicas e outros acontecimentos. 

       Fonte: acervo pessoal (2022).

Mas a dinâmica da aula e do comitê no dia do construtivismo não focou apenas nisso. Após o piquenique e o debate, foram apresentandas aos alunos algumas tarefas, algumas dinâmicas práticas, a serem realizadas para exercitar as leituras relacionadas ao construtivismo.

A primeira tarefa foi a observação de 9 obras de arte. A partir da observação das obras, os alunos eram convidados a dizerem o que eles sentiam quando olhavam para elas: que sentimento a observaçã das obras despertava neles. 

                        Fonte: acervo pessoal (2022).

Também foram questionados acerca do que podiam observar como elementos em comum nas obras. Algumas possíveis respostas: elementos geométricos, conexão, tridimmensionalidade, temas sociais, dinamismo da vida moderna, dentre outros. Também foram apresentadas obras de Oscar Niemeyer. 

Na sequência, foram distribuídas cartolinas e os alunos foram convidados a construirem um cenário ideal de um lugar para as férias. Detalhe: o primeiro aluno a desenhar no cartaz idealizava um cenário e os outros eram convidados a contribuir sem ter conhecimento do cenário idealizado pelo primeiro aluno. 

Depois, foram convidados a criar, de forma imaginária e deliberativa, uma associação que atendesse pessoas em situação de vulnerabilidade. Ou seja, todas as dinâmicas idealizavam um cenário no qual os alunos eram convidados a construir alguma coisa. 

                                 Fonte: acervo pessoal (2022).

Pragmatismos e Ciências Sociais

Nesta aula, foram trabalhados os textos do pragmatismo e discutidos em sala de aula. Especificamente no dia dessa aula, a dinâmica foi realizada de forma virtual, devido ao trancamento das estradas, que ocorreu devido ao resultado das eleições para o executivo federal brasileiro de 2022. As manifestações impediram muitos alunos de chegarem na UDESC.

Por consequência, a dinâmica foi realizada no formato on-line, os textos foram debatidos à luz do que estava acontecendo no momento político brasileiro e a aula se encerrou após o debate. 

    Fonte: acervo pessoal (2022).

 Fonte: acervo pessoal (2022).

Da Sociologia do Conhecimento aos Science Studies

Nesta aula, não houve a realização de um comitê. Ao invés disso, foram apresentados, em uma palestra de especialista em Science Studies - Maurício Serva, os principais elementos acerca desta abordagem. 

Quando falamos de Science Studies, é importante lembrar de três nomes importantes: Robert K. Merton, David Bloor e Pierre Bourdieu. Nesta aula, foram trabalhadas as contribuições destes três autores, no contexto dos Science Studies.

O estudo das dinâmicas e das práticas científicas

Nesta aula, os alunos organizaram o comitê fazendo uma apresentação inicial dos autores relaiconados ao tema, Latour e Pickering, e, na sequência, houve a realização de uma dinâmica, na qual letras eram entregues aos alunos, que estavam divididos em grupos e que deveriam formar palavras com elas.

Epistemologia, paradigmas e discursos no campo da Administração

Nesta aula, não houve realização de comitê. A professora apresentou aos alunos um panorama contendo todos os paradigmas e discursos epistemológicos, desde o início do conteúdo da disciplina. 

Os alunos foram convidados a completar, referente a cada paradigma, as informações: 1) contexto histórico; 2) ontologia; 3) epistemologia; 4) metodologia; e 5) relação sujeito x objeto. 

                          Fonte: acervo pessoal (2022).

                         Fonte: acervo pessoal (2022).

Funcionalismo, Interpretativismo e Estudos Críticos na Administração

Esta aula foi realizada na modalidade online, devido ao surto de covid-19 que surgiu na região. 

A aula teve por objetivo, num primeiro momento, iniciar com a apresentação dos seminários finais da disciplina, sendo o primeiro responsável pelo funcionalismo.

                   Fonte: acervo pessoal (2022).

Num segundo momento, iniciou a apresentação do segundo seminário, responsável pela temática do interpretativismo.

 Fonte: acervo pessoal (2022).

Importante salientar que os dois grupos tinham por objetivo apresentar a análise de um artigo, sendo o primeiro sobre funcionalismo e o segundo sobre interpretativismo. 

Pós-modernismo, Construtivismo e Pragmatismo na Administração 







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